Especialista
Professor César Augusto Venâncio da Silva
Introdução à Neurociência
APRENDIZAGEM E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Capitulo I
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Psicologia
Educacional. Psicologia da Educação. Psicologia Escolar. Fenômenos psicológicos
envolvidos no processo educativo. Escola Tradicional. Movimento da Escola Nova.
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. O conhecimento. A Pedagogia da
Escola tradicional. Modelo de aperfeiçoamento humano. O campo da Psicologia
Educacional. História da Psicologia Educacional. Willian James. John Dewey. Edward Lee Thorndike. Processo de ensino/aprendizagem em sala de
aula para aprimorar a educação. Laboratório de Psicologia Educacional. Constante
e ativa aprendizagem. A adaptação da
criança ao ambiente. Educação de qualidade sem diferenciação de classe, raça ou
sexo. A avaliação e a mediação EDUCACIONAL. Princípios básicos e científicos da
aprendizagem. As tarefas mais
importantes da escola. As habilidades de
raciocínio das crianças. O ensino e aprendizagem. A base científica da
Psicologia Educacional. O ensino como processo de mediação. Valorização da
infância. Pedagogia da Escola Nova. Natureza humana. Liberdade e comunicação. Os
símbolos de grupalização, troca, descobertas, jogos e termos de referência na
infância. A cultura, como saber. Questionamento como forma de aprendizagem. Curiosidade,
interesse, motivação e experiência no processo da aprendizagem. A importância
da escola. A responsabilidade da escola para com o aluno. Compreendendo
conceitos: o educador, o aluno e o gestor. O interesse que o educador deve ter
pela vida do aluno como um todo. A escola como sentida na vida do aluno. A
escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que possa atingir toda sua
personalidade. Problematização do comportamento da criança ou do adolescente. Violência
na escola. A importância de compreender a psicologia da aprendizagem. As
relações entre a psicologia e a educação. A influência da psicologia sobre a
educação. A influência da pedagogia sobre a educação. À construção de uma
Psicologia Escolar e Educacional comprometida de fato com uma educação
democrática. A relação entre a psicologia e a educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário